A avaliação física funcional é fundamental para a prescrição de atividades físicas porque permite ao profissional de educação física obter um panorama detalhado sobre as capacidades, limitações e necessidades do indivíduo. Ela vai além da simples coleta de dados antropométricos, fornecendo uma visão integral do estado físico e funcional da pessoa.
Algumas das razões para sua importância é a personalização do treino: Ao entender a condição funcional do praticante, o profissional pode prescrever exercícios mais adequados, ajustando intensidade, volume e tipo de atividade de acordo com as capacidades e limitações individuais. Para pessoas com limitações físicas, idosos ou com doenças crônicas, uma avaliação funcional é crucial para prescrever atividades seguras e que realmente contribuam para a qualidade de vida.
A avaliação ajuda a estabelecer metas que respeitem as limitações e potencialidades do aluno, aumentando a motivação e a aderência a atividade física. Também é possivel acompanhar de forma objetiva o progresso do aluno, fornecendo dados para ajustes no treinamento e na alimentação, garantindo que os objetivos de saúde e desempenho sejam atingidos de maneira segura e eficaz.
A saúde e o bem-estar são prioridades em nossas vidas, e para garantir o melhor caminho para alcançar os seus objetivos a avaliação fisica funcional é fundamental para fornecer o melhor suporte e orientação.
Adriana Tisott
CREF 059207 – G/RJ